maio 11, 2011

Estampa Xadrez

Ainda nos meninos, outra onda que virou um tsunami é o xadrez. Sempre presente, ele personaliza um pouco a herança grunge de jovens roqueiros e é estampa infalível em jaquetas e moletons. Nas meninas, tem caído bem com legging. Na moda mais "esporte-fino", é a estética padrão para bermudas transadas, sucedendo um pouco a moda das bermudas tropicais inspiradas no Rio de Janeiro.
Desenhado de modos diferentes, o xadrez pode ir do look descontraído moderno, para o look sofisticado e clássico. A moda atual comporta uma grande variedade de padronagens de xadrez, desde aquele usado nas saias escocesas até o típico xadrez de festa junina, o estilo "college girl" e aquele incorporado ao estilo grunge.
Para usar o xadrez é necessário uma dose de bom senso para que o look não fique exagerado. #ficadica para você não errar na produção:
* Opte por modelos com padronagens atuais, como por exemplo, um casaqueto com um corte moderno, um vestidinho criativo e ousado, ou uma camisa acinturada.
* Para que a produção fique mais leve, use apenas uma peça xadrez, ou então use xadrez nos em detalhes, como um lenço, uma bolsa, ou sapato, com peças mais sóbrias, sem estampas e, preferencialmente, de cores neutras.
* Não use camisa xadrez com calça jeans e bota de cowboy, pois vai parecer que você está indo para um rodeio. Uma dica mais moderna é usar a camisa xadrez com modelagem mais atual, com calça de alfaiataria ou jeans escuro e, para não ter erro, optar por outro tipo de calçado.
* Se você tiver uma silhueta arredondada, evite o xadrez! É uma estampa que engorda um pouquinho, então, use em detalhes, como na gola da camisa, no punho ou no bolso; ou use na parte mais fina de seu corpo, para desviar a atenção de outras partes. Por exemplo, se você tem muito quadril, use o xadrez na blusa, ou em detalhes da blusa e na parte de baixo use uma peça de cor escura e neutra.
* Para afinar a silhueta a linha mais escura da estampa deve ser vertical.
* Se você tiver estatura baixa, cuidado! A estampa xadrez achata a silhueta. Prefira padronagens miúdas e com tom sobre tom.
* Estilos mais clássicos pedem xadrez de tamanho médio a pequeno, com tons mais escuros como preto e cinza. Estilos mais criativos podem abusar de estampas coloridas e grandes.
* Que tal um look clássico? Camisa, calça pantalona, colete com xadrez college e scapin nos pés.
* Que tal um look criativo? Camisa xadrez com corte acinturado ou mangas diferenciadas, com um shorts jeans e a bota de cowboy mais curtinha. Está super na moda!
* Que tal um look chique? Vestidos com estampa xadrez em tons neutros e escuros, com tecidos mais sofisticados como o cetim, seda ou shantung, saltos altos e bolsa carteira.
Fontes: Burn-Blog, BBel

Nenhum comentário: